Welcome!

Artificial Intelligence Authors: Liz McMillan, Zakia Bouachraoui, Pat Romanski, Yeshim Deniz, Elizabeth White

News Feed Item

Microsoft e Novell Anunciam Ampla Colaboração em Interoperabilidade e Suporte entre Windows e Linux

As Companhias Anunciam Também um Acordo de Patentes Abrangendo Produtos Próprios e de Códigos Abertos

REDMOND, Wash. e WALTHAM, Mass., 2 de novembro /PRNewswire/ -- A Microsoft Corp. e a Novell Inc. anunciaram hoje um conjunto de acordos comerciais e de colaboração técnica abrangentes para arquitetar, comercializar e prestar suporte para uma série de soluções novas, visando fazer com que os produtos da Novell e da Microsoft(R) operem melhor juntos. As duas companhias anunciaram também um acordo para disponibilizar aos clientes de ambas as companhias a cobertura de patentes para seus respectivos produtos. Estes acordos estarão em vigor até pelo menos 2012. Sob este novo modelo, os clientes estarão conseguindo escolha e flexibilidade sem precedentes através da aperfeiçoada interoperabilidade e gerenciabilidade entre Windows(R) e Linux.

(Logotipo: http://www.newscom.com/cgi-bin/prnh/20000822/MSFTLOGO )

"Dizia-se que isto não poderia ser conseguido. Este é um modelo novo e uma verdadeira evolução do nosso relacionamento, e acreditamos que os clientes imediatamente o considerarão atraente, pois ele disponibiliza valor prático ao unir dois de seus mais importantes investimentos em plataforma", disse Steve Ballmer, CEO da Microsoft. "Estamos bastante entusiasmados por trabalharmos com a Novell, cujas potencialidades incluem o seu legado como uma companhia de fontes mistas. A resolução das nossas questões sobre patentes nos possibilita um foco conjugado em virtualização e gestão de serviços Web para criar novas oportunidades para ambas as companhias e nossos clientes".

Através do acordo, a Novell está estabelecendo uma nítida liderança entre os provedores da plataforma Linux e softwares de códigos abertos em termos de interoperabilidade para ambientes de fontes mistas. Como resultado, a Microsoft estará recomendando oficialmente a SUSE Linux Enterprise para clientes que queiram soluções Windows e Linux. Adicionalmente, a Microsoft estará distribuindo cupons para manutenção e suporte do SUSE Linux Enterprise Server, para que os clientes possam se beneficiar com a utilização de uma versão interoperável da Linux com cobertura de patentes, bem como o trabalho cooperativo entre ambas as companhias.

"Muitas vezes as companhias de tecnologia pedem que seus clientes se adaptem a eles. Agora nós estamos nos adaptando aos nossos clientes", disse Ron Hovsepian, presidente e CEO da Novell. "A Microsoft e a Novell estão possibilitando que os clientes tirem proveito dos produtos de cada uma, sempre que forem apropriados em suas infra-estruturas empresariais. Conjuntamente acreditamos que os nossos acordos comerciais e de patentes possibilitarão oferecer o mais elevado nível de interoperabilidade, com a segurança de que ambas as nossas companhias estarão prestando suporte a estas soluções".

O Acordo Tem Um Escopo Abrangente

As duas companhias criarão um mecanismo de pesquisa conjunta onde os peritos técnicos da Microsoft e da Novell estarão arquitetando e testando novas soluções em software e trabalharão com clientes e com a comunidade para criar e apoiar estas tecnologias. O acordo entre a Microsoft e a Novell foca em três áreas técnicas que proporcionam importante valor e escolha para o mercado:

-- Virtualização. Virtualização é uma das mais importantes tendências na indústria. Os clientes comentam com a Microsoft que a virtualização é uma maneira que eles podem consolidar e administrar com mais facilidade as cargas de trabalho dos servidores que aumentam muito rapidamente e seus extensos conjuntos de aplicativos de servidor. A Microsoft e a Novell desenvolverão em conjunto uma oferta atraente de virtualização para Linux e Windows. -- Serviços Web para a administração de servidores físicos e virtuais. As arquiteturas de serviços Web e orientadas em serviços continuam a ser uma das maneiras que estão definindo como as companhias de software podem entregar valor adicional aos clientes. A Microsoft e a Novell estarão empreendendo esforços para tornar mais fácil para os clientes administrarem ambientes mistos de Windows e SUSE Linux Enterprise e para lhes facilitarem na formação de uma junção entre o Microsoft Active Directory(R) e o Novell eDirectory. -- Compatibilidade de formato de documento. A Microsoft e a Novell têm se concentrado em maneiras como aperfeiçoar a interoperabilidade entre os aplicativos de produtividade do escritório. As duas companhias estarão agora trabalhando em conjunto em maneiras como os usuários do OpenOffice e do sistema Microsoft Office possam compartilhar melhor os documentos, e ambas estarão empreendendo esforços para disponibilizar tradutores visando aperfeiçoar a interoperabilidade entre formatos Open XML e OpenDocument.

"Como um dos resultados desta colaboração, os clientes poderão agora executar Linux virtualizada em Windows ou Windows virtualizada em Linux", disse Jeff Jaffe, vice-presidente executivo e diretor de tecnologia na Novell. "Continuamente os clientes nos questionam sobre como eles podem consolidar servidores com múltiplos sistemas operacionais através da virtualização. Trabalhando em conjunto, a Novell e a Microsoft possibilitam que os clientes escolham o sistema operacional que melhor se adapte às suas necessidades comerciais e de aplicativos".

O acordo de cooperação com patentes possibilita que a Microsoft e a Novell ofereçam aos clientes a garantia de proteção contra vindicações de transgressão de patentes. Isto oferece confiança aos clientes de que as tecnologias que utilizam e implementam em seus ambientes estão em concordância com as patentes de ambas as companhias.

Como parte deste acordo, a Microsoft estará anuindo com uma cláusula ao acordo de não pleitear seus direitos sobre patentes contra clientes que tenham adquirido o Servidor SUSE Linux Enterprise ou outros produtos cobertos da Novell, e a Novell concordará com uma cláusula idêntica aos clientes que tenham uma versão licenciada de Windows ou outros produtos cobertos da Microsoft.

"Ambas as companhias tiveram que pensar criativamente sobre como criar uma ponte de conexão de propriedade intelectual entre os dois mundos de softwares de código aberto e de softwares próprios", disse Brad Smith, vice-presidente sênior e consultor jurídico geral da Microsoft. "Esta ponte de conexão é estabelecida em consideração às inovações de cada companhia e à comunidade de códigos abertos, e numa paixão pelo que podemos juntos disponibilizar aos nossos clientes".

Reação de Clientes e de Parceiros

A Microsoft e a Novell anunciaram a nova aliança durante um evento que contou com a participação de diversos clientes e parceiros.

"Aplaudimos a Novell e a Microsoft em seus esforços para disponibilizar uma interoperabilidade aperfeiçoada entre Windows e Linux", disse Paul Otellini, presidente e CEO da Intel Corporation. "Os clientes querem soluções que satisfaçam suas necessidades individuais, e níveis mais elevados de interoperabilidade entre softwares, proporcionando-lhes a possibilidade de fazerem as melhores escolhas mais facilmente".

"A Windows e a Linux são extremamente importantes aos nossos clientes empresariais e à indústria, e a AMD apóia enfaticamente ambas", disse Hector Ruiz, presidente do conselho e CEO da Advanced Micro Devices. "Este acordo entre a Novell e a Microsoft auxilia os clientes superarem a barreira entre estas plataformas, proporcionando-lhes maior flexibilidade em decidir o que melhor funcione para eles. Este é um excelente exemplo de fornecedores trabalhando em conjunto para resolver complexidade, para que seus clientes não tenham que fazê-lo".

"Esta colaboração comercial e de tecnologia oferece um modelo que possibilita que a Microsoft e a Novell desenvolvam novas soluções visando permitir que softwares de códigos abertos e sistemas próprios funcionem melhor em conjunto num ambiente de múltiplos sistemas", disse Shane Robison, vice- presidenta executiva e diretora de estratégias e tecnologia na HP. "Aplaudimos estas duas companhias por estarem empreendendo o trabalho árduo para estabelecer uma ponte de conexão entre Windows e Linux".

"A IBM estimula um endosso maior da indústria de soluções de sistemas mistos que promovem padrões abertos", disse Steve Mills, vice-presidente sênior e executivo do grupo na IBM Software. "O suporte da Microsoft em interoperabilidade com o padrão da indústria, OpenDocument Format, é muito bem-vindo. Documentos com código aberto oferecem aos clientes escolha e ajuda para poderem desbloquear a ampla criatividade da indústria, possibilitando acesso a uma nova geração de aplicativos inovadores. A nossa percepção continua a ser que a interoperabilidade e a escolha são valores fundamentais que os clientes exigem e merecem".

"Estamos muito satisfeitos em vermos que a Novell e a Microsoft tenham se unido para abordar as necessidades do cliente com ambientes operacionais heterogêneos", disse Kevin Kettler, CTO na Dell Inc. "Como um líder da indústria no mercado de TI, estamos muito entusiasmados por vermos os investimentos em tecnologia sendo realizados ao redor de virtualização e interoperabilidade por ambas as companhias através deste acordo".

"SAP foi o primeiro fornecedor de aplicativos empresariais a executar os nossos aplicativos em Linux, embora tenhamos mais implementações com base em Windows do que qualquer outra plataforma", disse Shai Agassi, presidente de Produto e Tecnologia na SAP. "O comunicado de hoje significa que os clientes podem agora escolher seus sistemas operacionais preferidos para cada parte de suas implementações de SAP com a confiança de que os sistemas terão uma interoperabilidade consistente, e que terão o suporte da SAP, da Novell e da Microsoft -- ambas as companhias sendo sólidos parceiros da SAP".

"Um dos desafios mais sérios no governo é a interoperabilidade em TI", disse Thomas Jarrett, secretário do Departamento de Tecnologia e CIO do estado de Delaware. "Aplaudimos a Microsoft e a Novell pela colaboração de ambas e de seus esforços em construir pontes de conexão na área de interoperabilidade, o que auxilia o governo no melhor atendimento aos nossos clientes, nossa comunidade comercial e nossos cidadãos".

Bom para a Comunidade de Códigos Abertos

Executivos da Novell observaram que uma de suas prioridades em trabalhar para que um acordo fosse alcançado com a Microsoft era de se certificar que o acordo fizesse sentido para a comunidade de códigos abertos. Como parte do acordo de hoje, a Novell e a Microsoft estão anunciando três importantes compromissos. Primeiro, a Microsoft estará trabalhando com a Novell e contribuindo ativamente com diversos projetos de software de código aberto, incluindo projetos focados em formatos de arquivos Office e gestão de serviços Web. Segundo, a Microsoft não estará vindicando suas patentes contra desenvolvedores individuais não comerciais de código aberto. E terceiro, a Microsoft está se comprometendo em não vindicar suas patentes contra contribuintes individuais à OpenSUSE.org cujo código está incluindo na plataforma SUSE Linux Enterprise, incluindo o SUSE Linux Enterprise Server e o SUSE Linux Enterprise Desktop.

"O comunicado de hoje pela Microsoft e pela Novell enfatiza um marco significativo na adoção da Linux", disse Stuart Cohen, CEO do Open Source Development Labs. "Ao escolher um caminho de competição cooperativa, a Microsoft reconhece o papel crucial que o código aberto exerce atualmente numa infra-estrutura de TI empresarial. Reconhecemos o papel que a Novell está exercendo para auxiliar na eliminação da barreira entre a Microsoft e a comunidade de código aberto. Estamos contentes em ver estas duas companhias colaborarem para diminuir ainda mais a ameaça judicial imposta em desenvolvedores e clientes por vindicações de patentes. Isto é bom para a confiança do cliente na Linux, para a comunidade de código aberto e para o ecossistema TI mais amplo".

Detalhes adicionais sobre o Comunicado

Como em muitas transações comerciais, os termos financeiros do acordo não estão sendo divulgados nesta ocasião.

Sob o acordo de colaboração técnica, as companhias criarão um mecanismo de pesquisa conjunta e estarão buscando novas soluções em software para virtualização, gestão e compatibilidade de formatos de documentos. Estes mercados são potencialmente enormes -- A IDC projeta que a receita do mercado geral de software de máquina virtual atinja mais de US$1,8 bilhão até 2009, e que o mercado geral para software de gestão de sistema distribuído atinja US$10,2 bilhões até 2010 -- e as companhias acreditam que seus investimentos em interoperabilidade tornarão seus respectivos produtos mais atraentes para os clientes.

Sob o acordo de cooperação em patentes, ambas as companhias estarão efetuando pagamentos antecipados em troca da liberação de qualquer responsabilidade potencial para utilização da propriedade intelectual patenteada de cada uma delas, com um pagamento líquido do balanço da Microsoft para a Novell refletindo o maior volume aplicável de remessas de produtos da Microsoft. A Novell também estará realizando pagamentos como royalties de tecnologia utilizada sobre o percentual de sua receita com a venda de produtos de código aberto.

Sob o acordo de colaboração comercial, as companhias estarão buscando uma variedade de atividades de comercialização conjunta visando promover a adoção das tecnologias de colaboração mútua. Em adição, a Microsoft estará adquirindo uma quantidade de cupons da Novell que dará o direito ao recipiente a um ano de assinatura para manutenção e atualizações ao SUSE Linux Enterprise Server. Anualmente, a Microsoft estará disponibilizando aproximadamente 70.000 destes cupons aos clientes, com uma mistura de serviços prioritários e de suporte padrão. Através da disponibilização aos seus clientes destes cupons, a Microsoft está possibilitando que as companhias se beneficiem da utilização das novas soluções em software, desenvolvidas através do esforço de pesquisa colaborativa, bem como uma versão do Linux que está coberta através dos direitos de propriedade intelectual da Microsoft.

As partes estão avaliando o tratamento contábil para estes acordos e fornecerão informações de acordo com as exigências, no curso de seus registros junto a SEC.

Para informações adicionais sobre SUSE Linux Enterprise da Novell, consulte http://www.novell.com/linux .

Para informações adicionais sobre Microsoft Windows, consulte http://www.microsoft.com/presspass.

Sobre a Novell

A Novell, Inc. disponibiliza o Software for the Open Enterprise(TM). Com mais de 50.000 funcionários em 43 países, a Novell auxilia os clientes administrarem, simplificarem, garantirem e integrarem seus ambientes de tecnologia através da alavancagem do melhor software da classe, baseado em padrões abertos. Com mais de 20 anos de experiência, 4.700 funcionários, 5.000 parceiros e centros de suporte em âmbito mundial, a Novell auxilia os clientes a conquistarem controle sobre seus ambientes operacionais TI, ao mesmo tempo em que reduzem os custos. Informações adicionais sobre a Novell podem ser encontradas em http://www.novell.com/ .

Sobre a Microsoft

Fundada em 1975, a Microsoft é a líder mundial em software, serviços e soluções que auxiliam as pessoas e as empresas alcançarem todo o seu potencial.

NOTA: Microsoft, Windows E Active Directory são marcas comerciais registradas, ou marcas comerciais da Microsoft Corp. nos Estados Unidos e/ou em outros países.

Novell e SUSE são marcas comerciais registradas e Software for the Open Enterprise é uma marca comercial da Novell, Inc. nos Estados Unidos e em outros países. *Linux é uma marca comercial registrada da Linus Torvalds.

Os nomes de companhias e produtos reais aqui mencionados podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Microsoft Corp.

CONTATO: Rapid Response Team da Waggener Edstrom Worldwide,
+1-503-443-7070, ou [email protected] para a Microsoft; ou Jeff O'Mara
da Microsoft, +1-415-608-3847, ou [email protected]; ou Bruce Lowry da
Novell, +1-415-383-8408, ou [email protected]

Web site: http://www.microsoft.com/
http://www.novell.com/

More Stories By PR Newswire

Copyright © 2007 PR Newswire. All rights reserved. Republication or redistribution of PRNewswire content is expressly prohibited without the prior written consent of PRNewswire. PRNewswire shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

IoT & Smart Cities Stories
Dion Hinchcliffe is an internationally recognized digital expert, bestselling book author, frequent keynote speaker, analyst, futurist, and transformation expert based in Washington, DC. He is currently Chief Strategy Officer at the industry-leading digital strategy and online community solutions firm, 7Summits.
Digital Transformation is much more than a buzzword. The radical shift to digital mechanisms for almost every process is evident across all industries and verticals. This is often especially true in financial services, where the legacy environment is many times unable to keep up with the rapidly shifting demands of the consumer. The constant pressure to provide complete, omnichannel delivery of customer-facing solutions to meet both regulatory and customer demands is putting enormous pressure on...
IoT is rapidly becoming mainstream as more and more investments are made into the platforms and technology. As this movement continues to expand and gain momentum it creates a massive wall of noise that can be difficult to sift through. Unfortunately, this inevitably makes IoT less approachable for people to get started with and can hamper efforts to integrate this key technology into your own portfolio. There are so many connected products already in place today with many hundreds more on the h...
The standardization of container runtimes and images has sparked the creation of an almost overwhelming number of new open source projects that build on and otherwise work with these specifications. Of course, there's Kubernetes, which orchestrates and manages collections of containers. It was one of the first and best-known examples of projects that make containers truly useful for production use. However, more recently, the container ecosystem has truly exploded. A service mesh like Istio addr...
Digital Transformation: Preparing Cloud & IoT Security for the Age of Artificial Intelligence. As automation and artificial intelligence (AI) power solution development and delivery, many businesses need to build backend cloud capabilities. Well-poised organizations, marketing smart devices with AI and BlockChain capabilities prepare to refine compliance and regulatory capabilities in 2018. Volumes of health, financial, technical and privacy data, along with tightening compliance requirements by...
Charles Araujo is an industry analyst, internationally recognized authority on the Digital Enterprise and author of The Quantum Age of IT: Why Everything You Know About IT is About to Change. As Principal Analyst with Intellyx, he writes, speaks and advises organizations on how to navigate through this time of disruption. He is also the founder of The Institute for Digital Transformation and a sought after keynote speaker. He has been a regular contributor to both InformationWeek and CIO Insight...
Andrew Keys is Co-Founder of ConsenSys Enterprise. He comes to ConsenSys Enterprise with capital markets, technology and entrepreneurial experience. Previously, he worked for UBS investment bank in equities analysis. Later, he was responsible for the creation and distribution of life settlement products to hedge funds and investment banks. After, he co-founded a revenue cycle management company where he learned about Bitcoin and eventually Ethereal. Andrew's role at ConsenSys Enterprise is a mul...
To Really Work for Enterprises, MultiCloud Adoption Requires Far Better and Inclusive Cloud Monitoring and Cost Management … But How? Overwhelmingly, even as enterprises have adopted cloud computing and are expanding to multi-cloud computing, IT leaders remain concerned about how to monitor, manage and control costs across hybrid and multi-cloud deployments. It’s clear that traditional IT monitoring and management approaches, designed after all for on-premises data centers, are falling short in ...
In his general session at 19th Cloud Expo, Manish Dixit, VP of Product and Engineering at Dice, discussed how Dice leverages data insights and tools to help both tech professionals and recruiters better understand how skills relate to each other and which skills are in high demand using interactive visualizations and salary indicator tools to maximize earning potential. Manish Dixit is VP of Product and Engineering at Dice. As the leader of the Product, Engineering and Data Sciences team at D...
Dynatrace is an application performance management software company with products for the information technology departments and digital business owners of medium and large businesses. Building the Future of Monitoring with Artificial Intelligence. Today we can collect lots and lots of performance data. We build beautiful dashboards and even have fancy query languages to access and transform the data. Still performance data is a secret language only a couple of people understand. The more busine...